segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Novidades!


Oiii, pessoal! Agora tive um tempinho para escrever novamente. Quanto as novidades... cheguei a trabalhar em três lugares ao mesmo tempo em dezembro... Desdobrei-me em várias e, obviamente, ainda tive que arranjar tempo para estudar.
Ao contrário daí, aqui está muito frio. Ainda não consegui me adaptar! Há muitos brasileiros por aqui e eles sempre comentam “tu é do RS... já deve estar acostumada com o frio”... mas não! Aqui o frio também é diferente! rsrs! Tenho que usar 3 calças (me recordo de usar mais de uma calça em Porto Alegre somente nos invernos da minha infância)! Agora entendo bem a utilidade de um chapéu e uma luva... aqui não tem como não usar. Isso que estou em Barcelona... não se pode comparar ao frio das outras cidades da Europa.
A pós está bem legal, mas há pouca troca nos fóruns do curso. Não sei se já expliquei, mas o curso pode ser realizado de duas formas: presencial ou à distância. Nos fóruns pressupõem-se a participação de todos, mas é utilizado apenas pelos alunos que estão realizando através do ensino a distância.
Além da pouca interação existe uma separação “alunos presenciais – alunos à distância”. Além disso, a pouca interação que há não é uma interação... é um conjunto de dúvidas e perguntas desconexas ao restante das colocações... é preciso uma interação maior e um esclarecimento sobre a definição do que é um fórum, sua utilidade, benefícios... Nesse sentido, percebo que o PEAD está a frente de muita proposta de ensino a distância, pois desde o princípio é explicitado a função de um fórum, de uma vídeo conferência, da escrita em um blog... Penso que, dentro do possível e através do que aprendi no PEAD, posso tentar orientar as inter-relações com o objetivo de qualificar os fóruns do meu curso. Quero receber notícias de todos! Como foram as apresentações do final do semestre? Sinto saudade! Beijão, Anice.

7 comentários:

SUELI disse...

Oi Anice, tudo bom?
Não sei se tu lembra de mim,mas não tem problema, entra no meu Blog que tu vai ligar o nome a pessoa.
Olha só, hoje o tempo aqui está bem gostoso, pois ontem choveu.
Realmente os nossos invernos já não são como antigamente, mas as pessoas de outros lugares sempre fazem essas comparações, do RS com os invernos rigorosos.
Quanto ao fórum do PEAD. realmente concordo contigo, este espaço é de muita interação, mesmo por que existe todo um cuidado, dos professores em direcioná-lo para este propósito, como tu disse, é explicitado o propósito dele.
No dia da apresentação fiquei no grupo da Bea, achei muito boa as apresentações, apesar de que não houve novidades em termos de tecnologia no meu grupo, apenas utilizamos o micro, para apresentação de slides; projetor e apresentação oral,porém observei que o grupo teve um crescimento muito grande em termos de argumentação, do que foi proposto, e a objetividade também foi algo que me chamou a atenção. É logico que ficamos , a princípio, nervosos, porém no decorrer das apresentações foi passando a tensão, além do mais a prof Bea é maravilhosa e faz com que a situação seja o mais discontraida, com suas intervenções e com a integração do grupo, não sei se estou sendo clara....enfim ela deixa a gente bem tranquila.
Um grande abraço, Anice, espero que tu seja muito feliz nessa tua nova caminhada, que Deus te proteja e que a gente sempre possa entrar em contato para contar as novidades e trocar experiências.
Bjaum!

Kathia disse...

Oi Anice,tudo bem??
Acompanho um pouco a tua correria com as conversas com tua mamy. E o frio??E ainda reclamamos qdo faz 10° heim? Luva e touca são obsoletas prá nós.Mas cá entre nós,se é frio que seja com categoria né?rsrs.
Fico muito lisongeada ao ler teu com sobre edu à distância.Cada vez mais tenho orgulho de estar nesta roda do PEAD, simplismente é uma proposta muito diferenciada e aconchegante. A distância é só o nome,pois sinto o grupo mais próximo do que muitas turmas presenciais. Como tu mesma relatou,aí tem 2 grupos,o nosso é "1".Muitas felicidades em 2008.Bjs.

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Anice!!!Que saudades!!!!!Adorei visitar o teu blog, tá cheio de novidades!!!
Aqui está muito quente, só dá pra pensar em uma prainha...
As atividades de encerramento do Pead foram bem produtivas e os portfolios apresentados pelos alunos revelaram o quanto o curso está presente no cotidiano escolar dos "peadianos".
Aproveita aí e não esquece de mandar notícias!
Um grande abraço e um ótimo 2008!!!!!

Vanessa

Jaqueline Ferreira disse...

Oi,Anice,querida!!!
Mas bah!Que saudade guria !!!
Fico muito feliz que estejas bem e gostando do pós.Foste muito corajosa saindo daqui pra terras tão frias e distantes,mas como disse a Katia,se é para sair e passar frio ,que seja com categoria.
Aqui as coisas estão indo bem,já não me sinto tão a distância como o nome do curso sugere,temos feito grandes conquistas e a cada dia noto que ficamos mais próximos,é como se fosse uma presencial light.Acredito que estejas estranhando um pouco os fóruns também pelo fato do povo brasileiro ser mais afetivo,sendo os participantes de vários lugares ,trazem características muito fortes de sua origem.Para nós não tem tempo ruim,tudo se transforma ,quando temos que falar sério falamos e o que não é tão sério acaba em festa. Eu continuo em licença por causa do meu acidente,não sei quando retorno pois a recuperação é bem lenta até tive que fazer outro procedimento (sem corte) para ajudar a recuperar os movimentos.Por este motivo fiquei um pouco envergonhada na apresentação oral, as colegas trouxeram uns ppt muito legais das atividades realizadas com os alunos enquanto que eu não tinha o que mostrar concretamente. Mas podes ter certeza de uma coisa o curso do PEAD foi a decisão mais certa que fiz quanto educadora,tenho aprendido e reciclado idéias que certamente estão me transformando em uma profissional ainda melhor. Também já era de se esperar isso pois temos professores e tutores maravilhosos,profissionais de qualidade e muito competentes.
Vou deixar um pouco de conversa para a próxima postagem,se der tempo manda umas mensagen daí tá?
Fica com Deus,estamos torcendo por ti.Um abraço e um beijão,Jaque

Luciene Sobotyk disse...

OI Anice!
Bom receber notícias tuas.O PEAD é um curso TOP de linha,por isso te ajudará muito por aí.Adivinha minha orientadora do portifólio?Mamãe Íris!!! Nosso grupo teve apresentações muito bacanas e ,eu diria,emocionantes.Uma das colegas não conteve a emoção ao perceber seus progressos.Outra foi muito corajosa ao levar para a apresentação a questão da EMPATIA trazida á tona no filme discutido ao longo do semestre.Trabalhos muito ricos!Estamos felizes com mais um semestre vencido,pois 2010 se aproxima cada vez mais.Quando termina teu pós?Beijo grande e muita saudade!!!Luciene

Beatriz disse...

Anice!!! Precisavas ver o crescimento do grupo!! Terias ficado tão orgulhosa como nós ficamos pelos avanços dos nossos pupilos. Quem recordar o primeiro semestre e agora, pode constatar com evidências (!!!) como o grupo mostra outra cara, muito mais forte, inovadora e orgulhosa de si e de seus alunos.
Vale todo e qualquer esforço!! Por favor, abre bem os olhos ai em Barcelona para ver se consegues achar algo melhor que o nosso curso!! Mas como já estás dizendo, parece uma tarefa difícil não??? :-))
Beijos
Bea

biapedag.blogspot.com disse...

Oi, Anice!
Nossa! Três calças??? (ainda bem que tu é magrinha...rs)
Aqui está muuito calor embora tenhamos alguns dias de temperatura mais amena(por volta dos trinta graus)As apresentações foram muito legais. Ah! Fiquei no grupo da Íris e com a maior parte das Mosqueteiras.(só faltou a Kátia) Emocionei-me bastante com a apresentação da nossa amiga Lu Sobotyk.
2008 iniciou correndo: já estamos fechando janeiro.Logo estarás relembrando este período aí na Espanha... Mas enquanto o tempo passa, aproveita muuuuuuito, viu? Beijocas e saudades